Inscrições para Mestrado Profissional em Direito da UFSC estão abertas

Processo seletivo de habilitação prévia é voltado a procuradores do Estado e servidores da PGE/SC. Funcionamento do programa foi tema de reunião promovida pelo Cest nesta quarta-feira (12)

Já estão abertas as inscrições para os procuradores do Estado e servidores que quiserem participar do processo seletivo do Mestrado Profissional em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema foi tratado durante reunião na tarde desta quarta feira (12), no Auditório do Anexo I da PGE/SC. Na ocasião, o Centro de Estudos (Cest) explicou o Edital nº 4/2023, que tem como objetivo a habilitação prévia dos interessados. A professora doutora Marília Segabinazzi Reinig, representante do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, detalhou o funcionamento do programa e tirou dúvidas dos participantes.

A professora doutora Marília Segabinazzi Reinig detalhou o funcionamento do mestrado profissional e do processo seletivo – Foto: Felipe Reis /Ascom PGE/SC

Para disputar uma das 12 vagas prévias, é necessário se  inscrever até o dia 11 de agosto por meio do formulário eletrônico disponibilizado pelo Cest. Depois os candidatos serão avaliados pela Comissão de Avaliação de Projetos do Mestrado Profissional da UFSC, no âmbito da PGE/SC, em conjunto com o Cest. A instituição indicará 12 projetos ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, e estes passarão por outro processo de seleção interno da universidade. No final, seis candidatos serão escolhidos para dar início ao mestrado profissional.

Para participar, os interessados deverão apresentar um pré-projeto de pesquisa, que deve, obrigatoriamente, ser no formato “estudo de caso”. De acordo com a professora Marília Reinig, essa exigência se dá pela modalidade do curso realizado. “O mestrado profissional em Direito é a única iniciativa da UFSC que funciona como um projeto misto e indissociável de pesquisa e ensino. Na medida em que qualificamos os alunos em nível de ensino, realizamos pesquisa aplicada para a instituição, por isso a necessidade de ser apresentado um estudo de caso”, ela explica.

O mestrado profissional em Direito é fruto de um convênio entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Procuradoria-Geral do Estado que busca qualificar o trabalho dos procuradores e servidores. Segundo Cláudia Losso, essa iniciativa tem como objetivo oferecer a eles a possibilidade de seguir com os estudos, aprimorando seus conhecimentos e, por consequência, da qualidade de seu trabalho na instituição.

– Hoje temos seis vagas abertas pela UFSC, mas nossa expectativa é que esse programa seja expandido no futuro, viabilizando a continuidade da formação acadêmica dos servidores da PGE/SC – explica a coordenadora do Cest.

(Colaboração: Mateus Spiess).

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Procuradoria-Geral do Estado