Leandro Zanini assume como novo procurador-geral do Estado

O procurador do Estado Leandro Zanini assumiu, nesta quarta-feira, 24, o cargo de procurador-geral do Estado de Santa Catarina. Ele tomou posse no lugar do procurador do Estado João dos Passos Martins Neto, que ocupava a função desde 2011.

No seu primeiro discurso, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Capital, Zanini ressaltou a evolução da instituição nos últimos anos e lembrou do seu início na carreira, em 1994, quando foi responsável pela instalação da Procuradoria Regional de Lages. “Com a colaboração e determinação de todos os servidores da Procuradoria, tenho certeza que continuaremos a crescer em qualidade para atingir os nossos objetivos e enfrentar os novos desafios”, disse aos cerca de 100 servidores da PGE que prestigiaram a posse no seu gabinete.

Especialista em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente Zanini estava cedido à Secretaria de Estado da Casa Civil, onde ocupava, desde 2009, o cargo de diretor de Assuntos Legislativos.

A exoneração de Martins Neto foi assinada pelo governador Raimundo Colombo, na terça-feira, 23. O procurador deverá concorrer à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de SC, estabelecida pelo Quinto Constitucional e que é destinada à Ordem dos Advogados do Brasil, seção catarinense. Ele assumiu como procurador-geral do Estado em 5 de outubro de 2011 no lugar de Nelson Serpa, atual secretário da Casa Civil. 

Breve currículo de Leandro Zanini:

– Nascido em Porto Alegre em 19/12/1968, é filho de Fioravante Olímpio Zanini e Luiza da Silva Zanini.

– Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1992, tem especialização em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001).

– Ingressou na PGE em 1994 e foi responsável pela instalação, naquele ano, da Procuradoria Regional de Lages.

– Ao longo das quase duas décadas de carreira, ocupou diversos cargos dentro da PGE, entre os que se destaca a chefia da Consultoria Jurídica, entre 2006 e 2009. Desde então era diretor de Assuntos Legislativos da Secretaria de Estado da Casa Civil.