Procurador do Estado Osmar Nora é condecorado com Medalha Conselheiro Mafra

O procurador do Estado Osmar José Nora recebeu, nesta quinta-feira, 7, a Medalha Conselheiro Mafra, maior honraria concedida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Prestes a se aposentar, Nora foi homenageado durante o encontro semestral de trabalho dos procuradores catarinenses, realizado na Capital e que termina nesta sexta-feira, 8.
A medalha, criada em 2005, é conferida aos que “prestaram relevantes serviços ao Estado na área jurídica” e foi entregue pelo procurador-geral João dos Passos Martins Neto junto com o secretário estadual da Casa Civil, Nelson Serpa.

O procurador Francisco Guilherme Laske foi o encarregado de fazer o discurso de tributo a Nora. Ele relembrou a trajetória de 34 anos na instituição, destacando as suas virtudes, entre as quais ressaltou a paciência e sabedoria. “Nora foi o grande professor de muitos colegas na PGE”.
O presidente da Associação dos Procuradores do Estado (Aproesc), Luiz Dagoberto Brião, também falou e disse que o homenageado “pegou pela mão muitos dos procuradores para mostrar os caminhos dentro da PGE”.

A procuradora do Estado Sigrid Anja Reichert, aposentada em outubro, também recebeu uma placa recordativa “em sinal de gratidão pelos relevantes serviços prestados à PGE”.
O procurador Taitalo Faoro de Souza falou sobre a trajetória de Sigrid, que ficou 23 anos na instituição. “Quando entramos na PGE, em 1992, tínhamos uma estrutura franciscana e durante anos trocávamos as peças jurídicas por fax”, disse, salientando o respeito e admiração nutrida pela colega, que começou a trabalhar como procuradora em Rio do Sul e, posteriormente, foi transferida para a Capital.

Durante o evento, também houve o descerramento da placa comemorativa dos 35 anos da Procuradoria, completados neste ano, que será colocada no hall de entrada da sede da instituição, em Florianópolis.

Na sequência, o procurador-geral João dos Passos fez uma retrospectiva dos seus seis anos à frente da PGE, destacando as conquistas e desafios enfrentados nesse período. Ele fez questão de registrar que todos os êxitos se deram graças ao ‘trabalho incansável dos procuradores e servidores’.
Também enfatizou as vitórias expressivas na atividade-fim, os melhoramentos na estrutura predial na Capital e nas Procuradorias Regionais e a aplicação dos recursos do Funjure no aperfeiçoamento dos servidores, além das remoções transparentes e o equilíbrio na distribuição dos processos. “Apresentar este balanço é uma forma de render tributo aos colegas”, disse, agradecendo o apoio e companheirismo recebido durante o tempo em que ficou à frente da Procuradoria.

Logo depois, foi realizado o lançamento da Revista PGE 2017, que contém diversos artigos dos procuradores do Estado, e da “Coletânea Advocacia Pública em Debate”, publicada pela Escola de Advocacia de Estado da Aproesc.

Posteriormente, houve a apresentação do relatório do Planejamento Estratégico pelos representantes da empresa de consultoria contratada para fazer o plano de gestão da PGE para os próximos dez anos.

Confira aqui as fotos do evento