Homenagens a dois procuradores aposentados de SC marcam o início da reunião da PGE

Publicado em 29 de junho de 2017

Setenta procuradores participaram da abertura da reunião semestral promovida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Capital, nesta quinta-feira, 29. No início foram homenageados os procuradores Carlos Alberto Carlesso e Christina Caputo, que se aposentaram recentemente.
Colegas tiveram a oportunidade de relembrar a trajetória de cada um. A procuradora Adriana Cravinhos falou sobre a sua colega de faculdade Christina Caputo, enquanto a procuradora Ana Carla Carlesso fez a retrospectiva profissional e familiar do seu pai.

Após os respectivos discursos dos homenageados, eles receberam placas recordativas das suas marcantes passagens pela PGE.

O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, esteve presente no evento, já que foi procurador-geral do Estado em duas oportunidades e conviveu de perto com os dois aposentados. Além de ressaltar as qualidades de Carlesso e Caputo, Serpa fez uma breve análise sobre o trabalho da Procuradoria, aproveitando os 35 anos de sua criação, completados nesta quarta-feira, 28.
“A PGE é o centro de inteligência do Estado de Santa Catarina”, disse, acrescentando que o órgão deve continuar sendo protagonista da modernização do sistema administrativo catarinense, exercendo, além da função de representação judicial, a consultoria e assessoramento jurídico do Estado e seus poderes.

Na sequência, o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, falou sobre a proposta encaminhada ao governador Raimundo Colombo sob a forma de anteprojeto de lei, para que a PGE assuma as consultorias jurídicas de todas as secretarias estaduais centrais, hoje atendidas, em maioria, por profissionais não concursados.
“A iniciativa busca qualificar ainda mais a atividade consultiva e dar cumprimento às normas constitucionais que atribuem aos procuradores de carreira, com exclusividade, as funções de representação judicial e de consultoria jurídica do Estado”, disse, enfatizando que a PGE mira, assim, o seu futuro, para assumir a integral responsabilidade que lhe cabe.

Logo depois, o procurador Alisson de Bom de Souza falou sobre a Diretoria de Assuntos Legislativos da Secretaria da Casa Civil, cargo que ele ocupa atualmente, e à tarde, ocorreu uma reunião de trabalho da Procuradoria Fiscal.

Já no final do dia, um dos pontos altos das comemorações dos 35 anos da PGE: o lançamento de sete livros de procuradores do Estado, na série sobre Direito Público e Sustentabilidade, na Assembleia Legislativa. As obras são fruto das dissertações de mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e que foram concluídas em 2016.

Confira as fotos