Antônio Hugen Nunes, primeiro procurador-geral, recebe homenagem da PGE/SC em São Joaquim

Cerimônia que condecorou o fundador da Procuradoria-Geral do Estado foi realizada no Fórum da cidade e contou com a presença de autoridades

Em evento realizado no Fórum da comarca de São Joaquim, terra natal de Antônio Hugen Nunes, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) homenageou o seu primeiro procurador-geral. A cerimônia realizada na noite de quarta-feira (25), contou com a presença de autoridades locais e estaduais. Além do homenageado, estiveram presentes na solenidade o prefeito municipal de São Joaquim, Giovani Nunes; a presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Ana Lúcia Matos; o diretor do Foro da Comarca de São Joaquim, juiz de Direito Ronaldo Denardi; o presidente da subseção da OAB local, Eugênio Hugen Pagani; e o procurador Ezequiel Pires, que representou a Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc). Ao fundador do órgão, foi entregue uma placa de agradecimento pela criação do órgão, que completa 40 anos no próximo mês.

O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, fez a entrega da placa de agradecimento ao fundador da PGE/SC – Foto: Felipe Reis/Ascom

O evento, que faz parte das comemorações do aniversário da PGE/SC, foi pensado para celebrar a história da Procuradoria, que vem há quatro décadas trabalhando em prol da sociedade catarinense. O atual procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, vem destacando a importância de conhecer e relembrar o passado, para que também se possa vislumbrar um futuro promissor para o órgão:

– Hoje a Procuradoria tem muito do que foi definido no momento da sua fundação pelo primeiro procurador-geral do Estado: somos uma instituição ética, técnica e comprometida em defender o patrimônio de todos os catarinenses. Esses valores, enaltecidos pelo doutor Antônio Hugen Nunes, nos fizeram chegar até aqui e continuarão nos norteando no futuro – afirmou o chefe da PGE/SC.

O governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, e o desembargador João Henrique Blasi participaram remotamente da cerimônia, por meio de vídeo, no qual também deixaram sua homenagem ao fundador. Na sua fala, o chefe do Executivo estadual destacou a autorização para a realização de um concurso público com 42 vagas para procurador do Estado e 61 para cargos diversos.

O primeiro procurador-geral agradeceu a homenagem e relembrou seu breve período na PGE/SC:

– Até hoje acompanho, como um pai orgulhoso, o desenvolvimento da Procuradoria-Geral do Estado, que sempre se mostrou à altura das exigências e necessidades jurídicas do Estado de Santa Catarina. Sempre haverá desafios a serem enfrentados, dificuldades a serem superadas e metas que parecem inatingíveis. Lembro, no entanto, os versos do poeta gaúcho Mário Quintana: “se as coisas parecem inatingíveis, não é motivo para não querê-las. Pois triste são os caminhos da noite se não for a presença distante das estrelas” – disse, ao encerrar o seu discurso.

Comitiva segue para Lages

Após a participação na sessão solene, a comitiva da PGE/SC permanece na Serra catarinense para continuar os roteiros de visita às Regionais que está em execução desde o começo de maio. Nesta quinta-feira (26), o procurador-geral, acompanhando do procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ederson Pires, segue para Lages, onde se reunirá com procuradores e servidores que atuam nesta Regional e nas estruturas existentes nas cidades de Joaçaba, Curitibanos e Caçador.

(Colaboração: Beatriz Wagner da Rocha).

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Procuradoria-Geral do Estado