“Governo sem papel”: PGE inicia implantação do projeto para digitalização total de processos

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) está implementando o projeto “Governo sem papel”, lançado pelo Poder Executivo e gerenciado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), com o objetivo de tornar os processos internos totalmente digitais por meio do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGPE). O projeto tem como metas a melhoria da eficiência, otimização do tempo e redução de custos.

A intenção é chegar a 100% de digitalização dos processos a partir de 2 de abril deste ano. Na semana passada, o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Fernando Mangrich Ferreira, e a diretora de Administração, Daniela Barbosa Pacheco, participaram de encontro realizado pela SEA para apresentação do projeto e cronograma de implantação para dar início aos treinamentos de representantes de todos os órgãos públicos.

Mangrich Ferreira ressalta que a PGE já havia iniciado a transição de processos físicos para digitais na Diretoria de Administração em 2018 por meio do Escritório de Projetos, Processos e Estratégia (EPPE). “Passamos a realizar de forma totalmente digital alguns processos de compra direta que envolvem gerências da PGE, como a Gemat, a Getin e a Gefic”, destaca o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos.

Conforme o cronograma de treinamento, os servidores da PGE serão capacitados nesta terça-feira, 5, das 13h30 às 18h30, na ENA. A diretora Daniela Barbosa Pacheco esclarece que foram selecionados 26 servidores representantes das áreas da PGE para receber o treinamento. Posteriormente, essas pessoas serão multiplicadores das orientações em seus respectivos setores. “Os servidores das regionais serão capacitados de forma online pela SEA em dia específico”, explica Daniela.

Além da agilidade na tramitação de processos, evitando os deslocamentos e a entrega física dos documentos aos setores pelos Correios ou veículos do Estado, o “Governo sem papel” promoverá significativa economia aos cofres públicos. São cerca de R$ 26 milhões por ano de economia, considerando os mais de 870 mil processos que tramitaram fisicamente no ano passado ao custo médio de R$ 30,00 cada, além da redução de material de expediente e transporte.

O “Governo sem papel” é uma das etapas do processo de implantação do “Governo Digital” defendido pelo governador Carlos Moisés para dar mais celeridade às tramitações de processos do Executivo e promover a entrega aos cidadãos de serviços públicos de forma digital, evitando deslocamentos e racionalizando o uso dos recursos.

(com informações da Secretaria de Estado da Administração)

Informações adicionais:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Procuradoria Geral do Estado – PGE
comunicacao@pge.sc.gov.br
48) 3664-7650 / 99131-5941 / 98843-2430
Site: www.pge.sc.gov.br