Governo do Estado espera entregar ponte Hercílio Luz até o fim de 2019

As obras de revitalização da ponte Hercílio Luz terão continuidade em 2019 e a expectativa do Governo do Estado é que a obra fique pronta até dezembro deste ano. As afirmações foram dadas pelo governador Carlos Moisés, que participou nesta sexta-feira, 18, de uma reunião com representantes do governo, da prefeitura de Florianópolis e de entidades representativas na sede da Associação Catarinense dos Engenheiros (ACE). A procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha, esteve presente no encontro, que também contou com a participação de secretários de Estado e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Inicialmente, foi apresentado pelo secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, um panorama do atual estágio da obra. O secretário elencou providências que precisam ser tomadas para garantir a entrega até o fim de 2019. Trata-se de investimentos ainda não contratados, no valor de R$ 41,2 milhões. No curto prazo, o mais importante deles é um reforço na estrutura que suporta a ponte, no valor de R$ 3,1 milhões, a ser realizado de maneira emergencial. “Hoje, se esse serviço não for executado, a obra para. Por isso, a importância da celeridade no desenvolvimento desse trabalho”, explicou Hassler.

Segundo o governador, a reunião teve a intenção de dar mais transparência aos atos públicos, um lema da atual gestão. “Nós vamos trabalhar para entregar aquilo que está planejado. Iremos tomar decisões em conjunto e apresentar para a população. Esse é o objetivo do encontro. É uma forma de dar transparência ao nosso governo”. Moisés também salientou que novas reuniões ocorrerão entre representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis para tratar da utilização futura da ponte, com prioridade para o transporte público e para as pessoas, e da revitalização do entorno, responsabilidade da administração municipal.

Histórico da ponte

A Ponte Hercílio Luz é considerada patrimônio histórico tombado de Santa Catarina e um dos principais cartões postais do Estado. A ponte foi inaugurada em 1926, sendo fechada ao tráfego pela primeira vez em 1982. Foi parcialmente reaberta no fim da década de 1980, mas em 1991 voltou a ser fechada. Os primeiros passos para a revitalização da ponte foram dados ainda em 2006. Desde então, foi rescindido o contrato com uma empresa que realizava os trabalhos de reforma. O atual contrato, com a empresa Teixeira Duarte, foi assinado em 2016.

Fonte:
Secretaria de Estado de Comunicação