Governo aprova nomeação de 16 novos procuradores

O grupo gestor do Governo do Estado autorizou a nomeação de 16 novos procuradores para integrarem o quadro da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A decisão foi tomada durante reunião, nesta terça-feira (8), no Centro Administrativo do Governo, na Capital. Dez procuradores devem assumir este ano, e os seis restantes, até fevereiro de 2012.

Os novos membros da PGE foram aprovados em concurso público que teve início em novembro de 2010 e constou de cinco etapas, sendo que a última foi realizada no mês passado. Inscreveram-se 1.049 candidatos e 20 foram aprovados. Os nomeados terão 30 dias para tomar posse. Assim, a partir de fevereiro a PGE/SC contará com 115 procuradores do Estado.

Antes de serem lotados nas procuradorias regionais, no interior do Estado, os novos procuradores farão um estágio de dois meses na sede da PGE, na Capital. O objetivo é se adaptarem à dinâmica de trabalho da instituição. E isso será feito de forma prática.

“Eles atuarão em mutirões internos que vão agilizar milhares de processos que estão represados nas diversas áreas da Procuradoria”, explica o procurador-geral João dos Passos Martins Neto. Ele acrescenta que, atualmente, há cerca de 150 mil ações judiciais envolvendo o Estado, sendo 100 mil como autor – em execuções fiscais e tributárias – e 50 mil como réu.