Governador assume presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul)

O governador Raimundo Colombo assumiu nesta sexta-feira (4) a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. O ato aconteceu na Casa d’Agronômica em solenidade que também contou com a posse do procurador-geral João dos Passos Martins Neto como coordenador da comissão de assuntos jurídicos do Codesul.

Na ocasião, estiveram presentes Beto Richa, governador do Paraná, que estava na presidência do conselho até então; Eduardo Moreira, vice-governador de Santa Catarina; Rose Modesto, vice-governadora do Mato Grosso do Sul; e José Ivo Sartori, governador do Rio Grande do Sul, além de secretários de Estado do governo catarinense.

O Codesul surgiu em 1961 em acordo criado entre os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Mais tarde, em 1992, o Mato Grosso do Sul entrou para o conselho. A iniciativa tem como objetivo trabalhar questões comuns aos quatro estados, principalmente as relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.

A presidência do conselho é revezada entre os governadores dos estados integrantes a cada ano. Compõem a equipe um secretário executivo, quatro secretários assistentes e o corpo técnico e administrativo.