Governador dá posse a Sadi Lima como Procurador Geral do Estado

O advogado Sadi Lima assumiu nesta segunda-feira (21) o cargo de Procurador Geral do Estado, em substituição a Adriano Zanotto. A solenidade aconteceu no Teatro Álvaro de Carvalho, na Capital, diante de uma platéia de 200 pessoas. O governador Luiz Henrique, em seu pronunciamento, elogiou Sadi Lima por aceitar o desafio de assumir o cargo.

Luiz Henrique disse também que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) desenvolve um papel essencial na sua administração por estar conseguindo resolver problemas que pareciam "insolúveis", como o pagamento dos advogados dativa e dos precatórios.

Em seu discurso de posse, Sadi Lima enfatizou que pretende realizar uma gestão conjunta, com todo o quadro funcional da Procuradoria Geral do Estado. "Em toda a minha vida profissional, jamais acreditei em estrelismo, concentração de poder e do mérito de um só", disse Sadi Lima, acrescentando que os futuros resultados fecundos serão creditados a todos os procuradores e servidores da PGE.

Sadi Lima presidiu a OAB-SC entre fevereiro de 1979 e janeiro de 1981. Neste período, teve atuação destacada durante a Novembrada, quando estudantes enfrentaram a polícia em protesto contra a presença, na Capital, do então presidente da República, João Figueiredo. Sadi Lima lembra que como presidente da Ordem, em 1979, prestou total assistência aos estudantes presos após a manifestação e acompanhou os familiares a Brasília na negociação para a libertação dos detidos.

Lima também exerceu o cargo de procurador geral do Estado entre março de 1990 e janeiro de 1991, durante o governo de Casildo Maldaner.