Segundo Encontro Semestral de Procuradores reúne quase 70 membros da carreira em Florianópolis

Evento teve início nesta quarta, 29, e contou com homenagens a procuradores que completaram 30 anos de atuação na PGE/SC

Procuradores vindos de diversas regiões do Estado participaram nesta quarta-feira, 29, da abertura do segundo Encontro Semestral de Procuradores de 2023. A cerimônia reuniu 67 advogados públicos catarinenses no auditório do Anexo 1 da PGE/SC,  marcando o início de dois dias de reuniões e rodas de conversa que envolvem diversas áreas de atuação, a fim de discutir os avanços e desafios da carreira.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, os procuradores-gerais adjuntos para Assuntos Jurídico, André Uba, e para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, além do corregedor-geral da PGE/SC, Luiz Dagoberto Brião. Também estiveram presentes o presidente da Associação dos Procuradores de Santa Catarina (Aproesc), Francisco Guardini Nogueira, e a procuradora-chefe do Centro de Estudos (Cest), Fabiana Guardini Nogueira, que foi responsável por dar início ao evento. 

Em sua fala, a procuradora-chefe do Cest apresentou os avanços alcançados pelo setor ao longo do ano de 2023. Entre os pontos levantados por Fabiana está a renovação do convênio da PGE/SC com a Univali para a realização de cursos de mestrado e doutorado pelos membros do corpo funcional da instituição. Outro convênio citado pela procuradora foi o estabelecido com a UFSC para o Mestrado Profissional em Direito pelos membros do corpo funcional da instituição, que conta com 18 vagas disponíveis, e se estenderá até o ano de 2026. Segundo ela, nas próximas semanas um formulário será enviado para que os procuradores e servidores possam manifestar seu interesse nos programas.

“Para o ano que vem, o Centro de Estudos realizará vários cursos de capacitação com os procuradores do Estado”, destacou a procuradora-chefe do Cest. Segundo ela, os advogados públicos serão incentivados a aperfeiçoar suas habilidades, e participar de congressos e encontros relacionados às suas áreas de interesse. “Isso é muito importante para aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho feito pela PGE/SC”. 

Procuradora-Chefe do Cest, Fabiana Guardini Nogueira, na abertura do evento – Foto: Patrícia Ferreira/Ascom PGE/SC

O presidente da Aproesc, Francisco Guardini Nogueira, destacou em sua exposição a participação de seus colegas no Congresso Nacional de Procuradores do Estado e do Distrito Federal, que ocorreu no início do mês de novembro, e reuniu em Florianópolis advogados públicos de todo o país. Segundo ele, assim como o Congresso, o Encontro Semestral promovido pela PGE/SC “é um momento importante de valorização da carreira, que promove trocas importantes entre os colegas”.

VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI.

Em seguida, o corregedor-geral da PGE/SC, Luiz Dagoberto Brião, destacou a importância da busca por estratégias para o aumento da qualidade do trabalho realizado na instituição. “Nossa filosofia norteadora deve ser uma: pertencimento e dedicação. Apenas desse modo conseguiremos alcançar bons resultados, acolher as demandas da sociedades”, afirmou o procurador. Ele destacou ainda a importância da realização de um curso de sustentação oral para os membros do corpo funcional da Procuradoria. “Nosso objetivo é estimular os procuradores a aperfeiçoarem suas habilidades na defesa dos interesses do Estado”.

Corregedor-Geral da PGE/SC, Luiz Dagoberto Brião – Foto: Patrícia Ferreira/Ascom PGE/SC

A implementação de ferramentas para o aumento da eficiência dos advogados públicos foi um tema abordado também pelo procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires. Ele destacou a atualização do sistema PGE.Net para sua versão 6.0, que integrará em seu funcionamento o uso da Inteligência Artificial para aumento da eficiência e da produtividade dos advogados públicos. “Estamos avançando para que, no começo do ano, logo após o fim do recesso judiciário, um grupo selecionado de procuradores participe do teste do novo sistema”, explicou o procurador. 

Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, apresentou novidades para o trabalho dos procuradores, como o SAJ6 – Foto: Patrícia Ferreira/Ascom PGE/SC

Para André Uba, procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, uma estratégia que pode ser adotada pela instituição para facilitar o trabalho de seus colegas é o foco na desjudicialização. Segundo ele, é necessário otimizar processos, e realizar uma análise crítica das ações movidas no estado, para que esse estudo possa servir de base para o aperfeiçoamento das políticas públicas no Estado. “Há pontos que podemos, e devemos, ajudar a solucionar. Se não focarmos na desjudicialização, o trabalho dos procuradores da PGE/SC nunca será o suficiente para as necessidades dos catarinenses”, afirmou ele.

Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos, André Uba, falou para o auditório cheio de procuradores do Estado – Foto: Patrícia Ferreira/Ascom PGE/SC

O procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, foi responsável por encerrar as falas da cerimônia de abertura. Ele destacou o trabalho realizado por seus colegas ao longo do ano, que, segundo ele, foi de grandes mudanças em todos os sentidos. “Trabalhamos dentro das limitações financeiras sem alterar a qualidade histórica que caracteriza nossa instituição”, explicou o procurador. 

– O cargo de procurador é muito valioso para o Estado. Por isso, é essencial darmos melhores condições de trabalho aos nossos colegas, como uma estrutura de gabinete mais robusta, que apoie os advogados públicos em seu trabalho e possibilite um aumento de sua produtividade – destacou Vicari.

Procurador-Geral do Estado, Márcio Vicari, durante abertura do evento – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

 No final do evento, foi realizada uma homenagem aos procuradores que completam 30 anos de atuação na Procuradoria-Geral do Estado, com a entrega de placas comemorativas aos advogados públicos. Receberam a honraria os procuradores Carlos Dalmiro Silva Soares, Rogério de Luca, Gian Marco Nercolini, Vitor Antônio Mellilo, Osni Alves da Silva e Ivan S. Thiago de Carvalho, Juliano Dossena, além do corregedor-geral, Luiz Dagoberto Brião. A procuradora aposentada Edith Gondin também recebeu, na cerimônia, uma homenagem pelo longo período de serviço na instituição, da qual ela se despediu no mês de julho.

Procuradores do Estado homenageados no evento – Foto: Patrícia Ferreira/Ascom PGE/SC

Edith afirmou que deixa a Procuradoria pois acredita na necessidade de haver um revezamento no cargo, com a entrada de novos profissionais que possam trazer novas ideias e energia para a instituição. Segundo ela, essa troca permite que novas estratégias sejam implementadas, e que a PGE/SC siga atendendo com qualidade às necessidades dos cidadãos. O seu longo período de atuação no cargo, no entanto, sempre ficará marcado em sua memória. “Ao longo desses 30 anos, trabalhei com alegria e entusiasmo por Santa Catarina. Agora, aposentada, levo o Estado e a Procuradoria no meu coração e na minha alma”, afirmou a procuradora. 

(Colaboração: Mateus Spiess).

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430