Novos procuradores terminam curso de adaptação à carreira e recebem certificados

Ao longo de 13 dias, os advogados públicos recém empossados conheceram as rotinas da PGE e outros órgãos do governo de Santa Catarina

Os dezesseis novos procuradores do Estado encerraram nesta sexta-feira (14) o Curso de Adaptação à Carreira. Ao longo de 13 dias, eles tiveram contato com diversas atividades que fazem parte da responsabilidade da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) e conheceram os órgãos que compõem o governo catarinense. Ao final, os aprovados no nono concurso da história da PGE receberam certificados de cumprimento das 103 horas de atividades organizadas pelo Centro de Estudos (Cest) da procuradoria.
A partir de agora os novos procuradores farão o trânsito para as cidades ou as áreas onde atuarão. Eles vão contribuir com iniciativas que a PGE tem implementado para garantir os direitos de todos catarinenses. Entre as áreas que devem receber os novos procuradores estão a Procuradoria Fiscal (Profis) e o Núcleo de Ações Repetitivas de Assistência à Saúde (Naras).
Um dos participantes, o procurador do Estado Josevan Carmo da Cruz Júnior, destacou a relevância do curso no processo de amadurecimento profissional. Natural de Salvador, ele será lotado na regional de Joaçaba da PGE.
– Estou extremamente entusiasmado com a possibilidade de poder ajudar o Estado. A realidade diferente da minha cidade de origem é um motivador importante que vai ajudar no desenvolvimento desse trabalho – disse.
Curso apresentou as rotinas da PGE/SC aos novos procuradores – Foto: Cest
A ideia de promover um curso de adaptação à carreira é garantir que todos os aprovados em concurso estejam plenamente ambientados na procuradoria – que é um órgão central para o funcionamento da estrutura administrativa. Segundo o procurador do Estado Bruno de Macedo Dias, coordenador do Cest, essa iniciativa dá toda a base jurídica para que os novos procuradores adotem medidas que sejam importantes para a sociedade.
– É fundamental que o procurador do Estado já tenha um grande domínio dessa estrutura administrativa. A lógica do curso é essa: habilitá-los plenamente desde o primeiro dia de trabalho em prol do Estado.
Posse na segunda-feira (17)
Nesta segunda-feira, outro procurador do Estado assinou o termo de posse. Ygor Aquino Almeida também foi aprovado no nono concurso de ingresso na carreira. Ele passará pelo curso de adaptação ao longo da próxima semana.
Novos procuradores
Os dezesseis novos procuradores do Estado são advogados com experiência em diversas áreas do Direito – muitos, inclusive, já tendo atuado em procuradorias, órgãos do poder judiciário, tribunais de contas e casas legislativas. Para o procurador-geral do Estado Alisson de Bom de Souza, “essa diversidade de experiências é fundamental para qualificar e fortalecer o desempenho da PGE nas ações de interesse dos catarinenses”.
(Colaboração Mariana dos Santos)
______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430