Para valorizar o trabalho dos procuradores, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que completa 31 anos nesta sexta-feira (28), criou o Sistema de Anotação de Atividades. O anúncio foi feito pelo procurador-geral do Estado, Leandro Zanini, na abertura do Encontro Estadual de Procuradores de Estado de Santa Catarina, que começou nesta quinta-feira, 27, na Capital.
A partir da próxima semana, cada um dos procuradores, distribuídos por todo o território catarinense, alimentará o sistema eletrônico com as atividades consideradas mais relevantes.
Poderão ser destacadas as atuações em ações judiciais, a interlocução com o Judiciário e demais autoridades do Direito e da administração pública, além da participação em reuniões setoriais e congressos.
Os procuradores-chefes receberão os relatórios e semestralmente encaminharão essas informações para serem analisadas pelo Conselho Superior da PGE. Posteriormente, serão incluídas oficialmente na ficha funcional de cada procurador. Os dados, que ficarão à disposição de todos os procuradores, servirão como referência da atuação profissional e reconhecimento de mérito funcional.
Prêmio para estudantes de Direito
Na frente de 85 procuradores, Zanini também anunciou a criação do Prêmio Procurador do Estado Irineu José Rubini, que atuou em Santa Catarina entre 1983 e 1994. O Decreto Nº 1.578, que instituiu o prêmio, foi assinado pelo governador Raimundo Colombo no início desta semana.
O foco serão os estudantes das faculdades de Direito de todo o Estado. Uma comissão formada por procuradores avaliará e escolherá os três melhores trabalhos, que serão divulgados na Revista da PGE, cuja publicação será retomada este ano.
A Comissão Organizadora do prêmio é composta pelos procuradores Rogério de Luca, Rejane Bertoli, Taitalo Faoro de Souza, Jair Scrocaro e Luiz Dagoberto Brião. Já a Comissão Editorial da Revista da PGE será formada pelos procuradores Gian Marco Nercolini, Rejane Bertoli, Francisco Nogueira, Eduardo Brandeburgo, Carlos Alberto Carlesso, Camila Maria Duarte e Bárbara Thomaselli.
Cobrança da Dívida Ativa
À tarde, o procurador-chefe da Procuradoria Fiscal, Juliano Dossena, discorreu sobre as estratégias para intensificar a cobrança dos grandes devedores de tributos do Estado. Foi definida a meta de dobrar a cobrança da Dívida Ativa até o final de 2014. Na sequência, foram tratados assuntos relacionados à Procuradoria do Contencioso (Procont), com o procurador-chefe Marcelo Mendes.
Novo procurador toma posse
Durante a reunião, tomou posse um novo procurador do Estado: André dos Santos Carvalhal, que foi aprovado no último concurso público da PGE. Natural de Arapongas, no Paraná, ele estava exercendo a função de procurador daquele município.
O encontro continua nesta sexta-feira, 28, quando também se comemora o Dia do Procurador do Estado.
Informações adicionais
Billy Culleton
Procuradoria Geral do Estado
E-mail: billyculleton@gmail.com
Telefone: (48) 8843-2430