PGE/SC aplica segunda etapa das provas do concurso para procurador do Estado

Candidatos participaram de exame prático nesse domingo. Primeira fase da seleção ocorreu em dezembro de 2022 e teve mais de cinco mil inscritos

O domingo (5) foi de prova para 278 candidatos ao cargo de procurador do Estado. A segunda fase do concurso consistiu em um exame prático e ocorreu no Instituto Estadual de Educação (IEE), das 13h às 17h. Dentre as tarefas solicitadas estavam a produção de uma composição jurídica dos temas de Direito administrativo e Constitucional e a resposta a questões formuladas. Quem obtiver nota igual ou superior a seis estará apto para avançar na seleção, conforme edital disponível no site da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC).

Há ainda outras quatro etapas antes do resultado final: mais uma avaliação prática escrita; a prova oral – esta dividida em sustentação oral e prova de conhecimentos jurídicos; e a prova de títulos. Todas são de caráter eliminatório e classificatório (exceto a última, que é apenas classificatória).

Estavam aptos a participar da prova deste domingo 298 candidatos, mas a abstenção foi de cerca de 7%.

Provas ocorreram no Instituto Estadual de Educação, das 13h às 17h – Foto: Cristiano Andujar/Secom (arquivo)

O presidente da Comissão do Concurso, procurador do Estado Ezequiel Pires, afirmou que o procedimento ocorreu com normalidade. Para o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, estas etapas garantem a seleção dos melhores candidatos para integrarem uma carreira de estado, importante para a viabilização das políticas públicas pela administração pública catarinense.

– O concurso público da PGE/SC preza pela correção, transparência e se constitui em um dos mais criteriosos na aprovação. Nosso compromisso é selecionar os melhores advogados públicos para os cidadãos de Santa Catarina, a exemplo do que ocorre historicamente na instituição – disse.

Sobre o concurso para a carreira de procurador do Estado

Com edital lançado no final do mês de agosto, este é o 10º concurso realizado para o cargo de procurador do Estado. Nele foram anunciadas 42 vagas, sendo três delas reservadas a pessoas com deficiência (PcDs). Há ainda a previsão de formação de cadastro de reserva.

Com esta previsão de aumento no quantitativo de procuradores do Estado, a PGE poderá contar com 160 advogados públicos para a defesa do interesse dos catarinenses.

O concurso para a carreira de procurador do Estado é realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Colaboração: Beatriz Wagner da Rocha

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430