Concurso para defensor público de Santa Catarina entra na sua etapa final

Em menos de um mês Santa Catarina conhecerá os primeiros defensores públicos do Estado. Coordenado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), o concurso público que definirá os 60 nomes para os novos cargos está prestes a ser concluído e o resultado final deverá ser homologado até 15 de março.

Nesta segunda-feira, 18, foram divulgadas, no site da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), as notas da prova oral realizada nas últimas três semanas com 157 candidatos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Foram cerca de 4 mil inscritos que fizeram a prova objetiva em novembro, na qual foram aprovados 180 candidatos. A segunda e terceira etapa, dissertativas, diminuiu esse número para 157. Agora, após a prova oral, a última etapa do concurso público é a prova de títulos, de caráter exclusivamente classificatório, e que começará na próxima semana. O concurso tem validade por dois anos, prorrogáveis por mais dois anos.

Segundo o cronograma, a divulgação do resultado final ocorrerá no dia 11 de março e sua homologação, em 15 de marçoO concurso público para os 90 servidores da Defensoria Pública, 50 de nível superior e 40 de nível médio, foi realizado no domingo, 17, com cerca de 20 mil inscritos.

Fizeram parte da banca da Comissão do 1º Concurso Público para ingresso na carreira de defensor público o procurador de Estado Reinaldo Pereira e Silva (presidente), a procuradora de Estado Ana Cláudia Allet Aguiar e o advogado Guilherme de Almeida Bossle, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). Foram suplentes da Comissão as procuradoras de Estado Andreia Cristina da Silva Ramos e Tatiana Coral Mendes de Lima, além do advogado Henrique Gualberto Bruggemann, pela OAB catarinense.

“Foi um trabalho gratificante. A atividade da banca somou 120 horas de arguição, já que cada avaliação demorou em média 45 minutos”, explica Pereira e Silva, ressaltando que o êxito da tarefa deve ser compartilhado com os suplentes que participaram ativamente das tarefas, junto com os servidores da PGE e da UFSC. O público esteve presente em todas as sessões e as argüições pessoais, devidamente registradas em áudio, encontram-se à disposição dos candidatos.

A nova instituição contará com 21 unidades regionais distribuídas por todo o território catarinense: Araranguá, Blumenau, Caçador, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê.