Ao longo da semana, candidatos participam da prova de conhecimentos jurídicos e do teste de sustentação oral
Os candidatos que concorrem a uma das 42 vagas para a carreira de procurador do Estado de Santa Catarina terão uma semana intensa. Nesta segunda-feira, 4, eles começaram a participar de duas etapas orais importantes para a escolha dos mais bem avaliados que vão integrar o órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina: a prova de conhecimentos jurídicos e a avaliação de tribuna.
Cinquenta e três candidatos estão aptos a participar desta fase. Os que foram sorteados para fazer o teste nesta segunda-feira, conforme a ordem estabelecida na etapa anterior, chegaram ao Anexo I da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) por volta das 6h e às 8h enfrentaram alguns membros da banca examinadora – formada pelos procuradores do Estado Queila de Araújo Duarte Vahl, Nataniel Martins Manica, Rogério de Luca e Felipe Wildi Varela, e pelos advogados Vanessa Azevedo Barcelos e Filipe Ximenes de Melo Malinverni, representantes da Seccional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). Os participantes do concurso responderam aos questionamentos formulados pelos examinadores, que estavam relacionados a diversos assuntos do mundo jurídico.
A avaliação iniciada hoje será feita até o próximo sábado. Já a partir desta terça-feira, 5, os candidatos também demonstrarão o seu desempenho na chamada prova de tribuna, em que farão a sustentação oral de um processo judicial para que os examinadores avaliem a habilidade dos candidatos ao defender uma ação judicial.
As provas realizadas nesta segunda-feira foram acompanhadas ainda pelos membros da Comissão Organizadora do 10º concurso público para a carreira de procurador do Estado: o procurador-geral para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, os procuradores do Estado Diogo Marcel Reuter Braun, Leandro da Silva Zanini e Kátia Simone Antunes, além dos advogados que representaram a OAB/SC nas provas de hoje, e representantes da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela realização do concurso.
O edital para esta seleção foi lançado no final do mês de agosto de 2022. Foram anunciadas 42 vagas, sendo três delas reservadas a pessoas com deficiência (PcDs). Há ainda a previsão de formação de cadastro de reserva.
A expectativa é que a PGE/SC possa contar, após o encerramento do concurso, com 160 procuradores do Estado para a defesa do interesse dos catarinenses.
______
Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 /
3664-7834 / 98843-2430