Concurso dos procuradores: PGE/SC inicia etapas de provas orais no edital que vai reforçar quadros da instituição

Ao longo da semana, candidatos participam da prova de conhecimentos jurídicos e do teste de sustentação oral

Os candidatos que concorrem a uma das 42 vagas para a carreira de procurador do Estado de Santa Catarina terão uma semana intensa. Nesta segunda-feira, 4, eles começaram a participar de duas etapas orais importantes para a escolha dos mais bem avaliados que vão integrar o órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina: a prova de conhecimentos jurídicos e a avaliação de tribuna.

Cinquenta e três candidatos estão aptos a participar desta fase. Os que foram sorteados para fazer o teste nesta segunda-feira, conforme a ordem estabelecida na etapa anterior,  chegaram ao Anexo I da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) por volta das 6h e às 8h enfrentaram alguns membros da banca examinadora – formada pelos procuradores do Estado Queila de Araújo Duarte Vahl, Nataniel Martins Manica, Rogério de Luca e Felipe Wildi Varela, e pelos advogados Vanessa Azevedo Barcelos e Filipe Ximenes de Melo Malinverni, representantes da Seccional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC). Os participantes do concurso responderam aos questionamentos formulados pelos examinadores, que estavam relacionados a diversos assuntos do mundo jurídico.

Os procuradores do Estado Rogério de Luca e Nataniel Martins Manica e a advogada representante da OAB/SC, Vanessa Azevedo Barcelos, compuseram a banca examinadora

A avaliação iniciada hoje será feita até o próximo sábado. Já a partir desta terça-feira, 5, os candidatos também demonstrarão o seu desempenho na chamada prova de tribuna, em que farão a sustentação oral de um processo judicial para que os examinadores avaliem a habilidade dos candidatos ao defender uma ação judicial.

As provas realizadas nesta segunda-feira foram acompanhadas ainda pelos membros da Comissão Organizadora do 10º concurso público para a carreira de procurador do Estado: o procurador-geral para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, os procuradores do Estado Diogo Marcel Reuter Braun, Leandro da Silva Zanini e Kátia Simone Antunes, além dos advogados que representaram a OAB/SC nas provas de hoje, e representantes da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela realização do concurso.

O edital para esta seleção foi lançado no final do mês de agosto de 2022. Foram anunciadas 42 vagas, sendo três delas reservadas a pessoas com deficiência (PcDs). Há ainda a previsão de formação de cadastro de reserva.

A expectativa é que a PGE/SC possa contar, após o encerramento do concurso, com 160 procuradores do Estado para a defesa do interesse dos catarinenses.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 /

3664-7834 / 98843-2430