Propostas passam pela automatização dos cálculos em processos e pelo reforço de pessoal com estagiários de pós-graduação na área da Contabilidade
Os contadores que atuam na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) participaram nesta quinta-feira, 5, de uma capacitação promovida pela Corregedoria-Geral do órgão central de serviços jurídicos do Poder Executivo. A atividade ocorreu no auditório do Anexo I da PGE/SC e reuniu a alta direção da instituição, procuradores do Estado e gerências.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo procurador-geral do Estado, Márcio Vicari. Ele agradeceu pelo trabalho desenvolvido pelos contadores e reputou a atividade como uma das mais importantes para a instituição e para Santa Catarina. “São os cálculos feitos por vocês que permitem que o Estado receba o que lhe é devido e pague o justo em processos judiciais”. Ele também anunciou aos presentes que a alta direção da Procuradoria está trabalhando em um projeto para viabilizar a abertura de vagas de estagiários de pós-graduação para a área contábil, a exemplo do que já ocorre com os acadêmicos de Direito.
Logo após, o secretário adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, também conversou com os contadores. Ele destacou a relevância da parceria e proximidade da PGE/SC com a SEF na recuperação e preservação dos recursos públicos. Ele foi sucedido pelos procuradores-gerais adjuntos André Uba (Assuntos Jurídicos) e Ezequiel Pires (Assuntos Administrativos).
Antes do encerramento, a subcorregedora de Autarquias, Fundações e Empresas Públicas, procuradora do Estado Adriana Cravinhos, conversou com os contadores. Ela relembrou a criação do setor de cálculos da PGE/SC, ainda nos anos 90, e falou da importância de se implementar soluções que viabilizem a automatização de algumas apurações que fazem parte da rotina da instituição.
“É importante possibilitar que os dados do Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos (Sigrh) migrem automaticamente para planilhas (em Excel por exemplo), possibilitando confecção de cálculos em ações coletivas de forma célere, sem a demora da digitação manual dos valores de cada rubrica. Essa falta de aproveitamento de dados digitais é incompreensível com tempos em que se discute sobre o uso da inteligência artificial para melhoria da gestão do serviço”, afirmou a procuradora.
As atividades foram encerradas pelo corregedor-geral, Luiz Dagoberto Brião. “Além de tratar sobre as melhorias para a execução do trabalho, é importante que todos aqui nutram o senso de pertencimento e a empatia para fazermos o melhor Direito em favor do Estado de Santa Catarina”, concluiu.
______
Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430