Primeira semana de testes do PGE.Net 6.0 traça perfil de trabalho na nova plataforma

Etapa é fundamental para que novo sistema de gestão de processos a ser implementado pela PGE/SC atenda plenamente às necessidades do órgão

Terminou nesta quinta-feira, 8, o primeiro ciclo de testes do novo sistema de gestão de processos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), o PGE.Net 6.0. Marcado pela realização de reuniões individuais entres os procuradores do Estado participantes e a equipe da Softplan, empresa responsável pelo desenvolvimento do software, esta etapa inicial serviu para observar o uso da versão atual do PGE.Net, de modo a conhecer o perfil dos procuradores e entender sua rotina de trabalho. Além disso, o novo sistema foi apresentado aos advogados públicos com uma introdução guiada ao novo layout e seu funcionamento. 

Acompanhar os procuradores em suas atividades rotineiras é importante para mapear as principais dificuldades encontradas no sistema, assim como identificar as oportunidades de melhoria para a nova versão. Segundo o chefe do Escritório de Projetos, Processos e Estratégias (Eppe) da PGE/SC, Marcos Daniel da Cunha, o contrato estabelecido com a empresa dá à instituição papel ativo no desenvolvimento do sistema. “Por ser pioneira no teste da nova plataforma, a Procuradoria contribui para que ele seja personalizado de acordo com as necessidades dos procuradores”, explicou ele.

A primeira rodada de encontros contou com o uso do software em ambiente de homologação, de modo que o trabalho executado não gera efeito imediato no banco de dados. No entanto, a expectativa para os próximos encontros é que as movimentações já possam ocorrer de maneira definitiva, no chamado ambiente de produção. Desse modo, os procuradores podem seguir seu trabalho normalmente no PGE.Net 6.0, testando o software e avançando com as demandas jurídicas da função. 

Reunião envolveu procuradores do Estado, servidores da PGE/SC e equipe da Softplan – Imagem: reprodução/Microsoft Teams

Estima-se que os testes durem 60 dias. Os procuradores do Estado Carla Schmitz de Schmitz, Carlos Dalmiro Silva Soares, Helena Schuelter Borguesan, Leandro da Silva Zanini,  Marcos Alberto Titão e Ricardo Gama receberão acompanhamento periódico pela equipe da Softplan. Os próximos passos terão como foco a avaliação do uso do novo sistema pelos procuradores, com a coleta de sugestões para aprimoramentos futuros.

Para o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ezequiel Pires, que tem incentivado e mobilizado as equipes para a implementação do novo sistema, trata-se de um passo fundamental para a modernização dos trabalhos na Procuradoria. “O uso de novas tecnologias, como a IA, na esfera jurídica, é uma discussão presente no nosso dia a dia e a implementação do novo PGE.Net materializa os esforços que têm sido adotados”, afirma.

(Colaboração: Mateus Spiess).

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430