Apresentadas as novas instalações do Centro de Estudos da Procuradoria Geral

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) inaugurou as novas instalações do Centro de Estudos (Cest), no prédio sede da instituição, na Capital, nesta sexta-feira, 1º.

O procurador Gian Marco Nercolini, que assumiu a chefia do Cest em outubro, destacou o ‘valor simbólico’ de ter um espaço físico para exercer as atividades e afirmou que, num primeiro momento, vai dar continuidade ao trabalho feito pela antecessora no cargo, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos, Rejane Bertoli. “Meu desejo é que este local seja frequentado por todos, para poderem trazer sugestões que permitam o aprimoramento técnico-jurídico dos servidores”, declarou, diante dos 30 servidores presentes.

Rejane Bertoli fez uma rápida retrospectiva dos seis anos em que esteve à frente do Cest. Ela salientou diversas parcerias com instituições de ensino, como ENA Brasil, Univali e Unoesc, que permitiram que dezenas de servidores pudessem fazer cursos de especialização e de mestrado.
“Desde 2013, 666 servidores participaram de 79 eventos de curta duração”, afirmou, lembrando também do retorno da edição da Revista da PGE, a partir de 2014, e da realização do evento nacional chamado Observatório da Suprema Corte, em 2015.

Já o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, disse que a nova estrutura física atendia a uma demanda histórica da Procuradoria. “O reforço no Centro de Estudos era uma aspiração antiga e, por isso, é um grande avanço institucional”.

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc), Luiz Dagoberto Brião, também falou e elogiou a escolha de Nercolini para a função, além de relembrar de fatos históricos relacionados ao trabalho do Centro de Estudos.