Procurador do Estado publica livro como resultado de sua dissertação de Mestrado

Obra escrita por Eduardo Brandeburgo aborda a dignidade do ser humano e suas repercussões na esfera ambiental

O procurador do Estado Eduardo Zanatta Brandeburgo publicou um livro no último mês. A obra, intitulada “Crises de Relação entre o Ser Humano e a Natureza: a dignidade do ser humano como solução transcendente”, é fruto das pesquisas desenvolvidas ao longo de seu Mestrado, e aborda a relação entre o ser humano e a natureza, e em particular, as causas das crises que marcam esse vínculo.

Realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com dupla titulação pela Universidade de Alicante, na Espanha, o trabalho integra a linha de pesquisa em Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade. Segundo Eduardo, o texto propõe-se a fortalecer o conteúdo do conceito de “dignidade do ser humano” e, a partir disso, restabelecer os vínculos e limites entre ser humano e natureza. 

Livro está disponível para consulta na Biblioteca da PGE/SC e no site da editora, assim como em outras lojas online – Foto: Montagem/Divulgação

“O que evidencio neste trabalho é a importância dos conceitos e como, por exemplo, o conceito de ser humano, impactou as teorias e correntes de pensamento no âmbito do Direito Ambiental”, explica o  procurador. “Vivemos muitas crises em nossa relação com a natureza, manifestadas tanto pelo antropocentrismo como pelo ecocentrismo. Em busca de um equilíbrio nessa relação, restabelecendo vínculos e limites, me pautei em soluções causais, não estritamente jurídicas.” 

Para Eduardo o processo de elaboração do trabalho teve fundamental importância em sua trajetória na Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC). “Foi uma oportunidade de explorar novas áreas de conhecimento, não diretamente ligados à minha atividade-fim. Isso permitiu que eu encarasse a rotina do trabalho com novas perspectivas de fundo”, afirma ele. Segundo o procurador, a experiência acadêmica foi enriquecedora e proporcionou um novo ânimo para encarar as demandas do cotidiano na instituição.

O procurador Eduardo Zanatta Brandeburgo, em entrevista para o projeto “Memórias” – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

“A PGE/SC tem o desafio de lidar com demandas de alta relevância para o Estado de Santa Catarina e para a sociedade catarinense, mas com uma carga elevada de trabalho, e demandas muitas vezes repetitivas”, conta Eduardo Brandeburgo. “A experiência acadêmica proporcionada pela PGE/SC favorece a busca pelo saber e é essencial para manter sua força de trabalho sob a demanda de excelência que a sociedade requer. Sinto que o estudo renovou em mim um dos motivos que me levou a optar por ser procurador do Estado — advogar da melhor forma para levar justiça à sociedade catarinense”. 

O trabalho produzido por Eduardo foi publicado pela Dialética, uma das principais editoras com foco acadêmico no Brasil. A obra pode ser encontrada no site da Dialética, assim como em lojas virtuais, como a Amazon e o Google Livros. Além disso, um exemplar foi disponibilizado pelo procurador à Biblioteca Beatriz Corrêa de Souza, onde se encontra o acervo institucional da PGE/SC, e está à disposição para ser consultado pelos colegas interessados. 

(Colaboração: Mateus Spiess)