Publicado em 27 de agosto de 2025
Procurador-geral Marcelo Mendes e a procuradora Kátia Antunes compartilharam com os estudantes histórias de sua atuação na PGE/SC
Mais de 70 estagiários da Procuradoria-Geral do Estado se reuniram na tarde desta terça-feira, 26, no Auditório Procuradora do Estado Assi Schifter, no Anexo I, para uma roda de conversa em alusão ao Dia do Estagiário. O encontro contou com a participação do procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes e da procuradora Kátia Simone Antunes que, em bate-papo com a servidora Patrícia Ferreira, compartilharam suas experiências enquanto procuradores do Estado. Atualmente a PGE/SC conta com 167 estagiários de graduação e pós-graduação, em diversos setores da instituição, além de outros 112 residentes, que também participaram da roda de conversa.
VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO AQUI
Foi pelo estágio que os procuradores Marcelo Mendes e Kátia Antunes iniciaram suas respectivas carreiras, antes de finalizarem suas graduações em Direito. Formado em 2004 pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o procurador-geral do Estado foi estagiário quando estudava para o concurso público para a carreira de procurador.

“Desde o início da minha graduação eu fiz estágio. Eu queria ter estabilidade financeira, mas também explorar as diferentes oportunidades que o Direito oferece”, contou o chefe da PGE/SC. “Por isso, procurei fazer estágio em todas as áreas, de escritórios de advocacia ao Ministério Público. Isso me proporcionou aliar a teoria que eu aprendia no curso à prática, e descobrir o que eu queria fazer depois de formado”.
Para Marcelo Mendes, o estágio é importante pois proporciona ao estudante uma base para que ele decida o caminho que deseja seguir a partir da graduação. “É nessa etapa da carreira que você vai decidir o seu futuro, e também conhecer as pessoas com quem você vai trabalhar ao longo de sua carreira no mundo jurídico”, ressaltou o procurador, que classifica o estágio como a porta de entrada da carreira, fundamental para qualquer profissional do Direito.
A procuradora do Estado Kátia Antunes formou-se em 1986, na então Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí (Fepevi) — hoje, Univali — onde ela também foi estagiária. “Iniciei meu estágio na área burocrática da Fepevi e, posteriormente, fui convidada por uma professora para ser monitora de estágio no Escritório Modelo da faculdade”, contou a procuradora. Ela afirma enxergar o estágio também como uma oportunidade que deve ser aproveitada pelos estudantes, por conta do impacto que pode exercer no restante de sua trajetória profissional.
“Mudei-me para Florianópolis com o sonho de ser procuradora e comecei um estágio em um escritório especializado em Direito Público, enquanto me dedicava aos estudos para o concurso. Essa experiência me proporcionou muitas oportunidades e conhecimentos valiosos”, lembrou ela. “Por isso eu vejo a etapa do estágio como uma oportunidade valiosa para aprender com tranquilidade e aplicar todo esse conhecimento adquirido para progredir na carreira futuramente”.
O Dia do Estagiário é celebrado em 18 de agosto no Brasil. Nesse dia, em 1982, foi publicado o Decreto 87.947, primeira lei a regularizar os estágios e a garantir que os direitos dos estagiários sejam cumpridos pelas empresas.
(Colaboração: Mateus Spiess).
______
Informações adicionais para a imprensa:
Felipe Reis
Assessoria de Comunicação
Procuradoria-Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430