PGE de Santa Catarina presidirá Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação de Procuradorias

A Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) presidirá o Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação de Procuradorias (FNTI), grupo permanente de estudo e discussão entre as PGEs. A decisão ocorreu durante reunião com representantes de todas as Procuradorias do país na PGE do Ceará, nesta terça-feira, 24. A capital Fortaleza recebe, entre os dias 24 e 27 de setembro, procuradores estaduais de todo o Brasil para o XLV Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e Distrito Federal.

O procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos da PGE/SC, Fernando Mangrich Ferreira, presidirá os trabalhos do fórum que tem como objetivo o compartilhamento e a governança de tecnologias para auxiliar o processo judicial. “A advocacia pública está em constante processo de adaptação às novas tecnologias e deve buscar sempre a inovação. O fórum tem importante papel no compartilhamento de informações e boas experiências”, observa o procurador do Estado.

Em março de 2020, será realizado um novo encontro. Participaram da reunião desta terça-feira, a procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha; a corregedora-geral da PGE/SC, Rejane Maria Bertoli; a procuradora-chefe da Procuradoria Fiscal, Elenise Magnus Hendler; a secretaria do Processo Judicial, Mariana Dutra dos Santos; e o analista de sistemas Paulo Rone de Araújo.

Sobre a reunião

Pela manhã, além das tratativas a respeito do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação de Procuradorias (FNTI), os participantes da reunião na PGE do Ceará acompanharam a apresentação do Portal de Atos da PGE da Bahia e uma discussão técnica a respeito da utilização de ferramentas de inteligência artificial pelo Poder Judiciário.

No período da tarde, houve uma apresentação técnica e discussões a respeito do SAJ, feitas pela empresa Softplan. E, por fim, uma apresentação do status do projeto de implementação nas procuradorias estaduais do Sistema Único de Procuradorias Públicas (SUPP) da Advocacia Geral da União (AGU). Santa Catarina vem realizando tratativas com o objetivo de iniciar um projeto piloto na Consultoria Jurídica (Cojur) da PGE.

Informações adicionais para a imprensa: 
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Procuradoria Geral do Estado
comunicacao@pge.sc.gov.br
(48) 3664-7650 / 99131-5941 / 98843-2430