Procurador do Estado realiza palestra sobre os impactos da Reforma Tributária em Santa Catarina

Encontro conduzido pelo procurador Luiz Dagoberto Brião teve como objetivo esclarecer as principais mudanças no marco fiscal para os advogados públicos

O procurador do Estado Luiz Dagoberto Brião ministrou nesta sexta-feira (4) uma palestra sobre a Reforma Tributária aprovada pelo Congresso Nacional no mês de julho. Mais de 260 procuradores, servidores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) e profissionais do Direito catarinenses acompanharam o evento no auditório do Anexo I da PGE/SC e na transmissão ao vivo no canal da Procuradoria no YouTube

 Acompanharam o procurador Brião em sua exposição o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, e o procurador-geral para Assuntos Jurídicos da PGE/SC, André Uba, que presidiu a mesa. Além dos advogados públicos, esteve presente o presidente da Comissão da Reforma Tributária da OAB/SC, Gustavo Amorim, que trouxe ao evento a visão da entidade de classe sobre o tema. 

O evento foi aberto com uma fala do procurador-geral Márcio Vicari, que destacou a importância do estudo dos impactos do novo modelo de tributação sobre a autonomia econômica das Unidades Federativas. O chefe da PGE/SC destacou o cuidado que a reforma tributária exigirá quanto às questões da advocacia pública – o que tem sido tratado também nas últimas reuniões do Colégio Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg). “Existe, nesse texto, a dificuldade de estabelecimento das diferenças de atribuições de competência dos entes federados daqui para frente, uma vez que as competências administrativas não estão muito claras”, explicou o procurador-geral. 

De acordo com o procurador do Estado Luiz Dagoberto Brião, o objetivo de sua exposição foi fornecer aos colegas uma base comum de conhecimento a respeito do novo modelo de tributação, que permita aos advogados públicos e servidores trabalhar com eficiência, a partir de um texto que, segundo ele, não foi bem discutido entre os técnicos antes de sua aprovação. “Estamos de acordo com a reforma, mas temos de entender esse texto, conhecê-lo melhor, para prevenir problemas futuros na autonomia econômica dos entes federativos”, ele explica. Ainda conforme o procurador, um dos desafios da reforma é a simplificação da tributação do consumo, preservando a autonomia federativa. 

Mais de 260 pessoas assistiram ao evento presencialmente ou via transmissão no YouTube – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC

Em sua fala, o presidente da Comissão da Reforma Tributária da OAB/SC, Gustavo Amorim, destacou a importância que as procuradorias terão, com a aplicação das mudanças estabelecidas pelo novo marco fiscal. Segundo ele, “estamos num momento muito grande de sofisticação. A atuação técnica das Procuradorias nos permite ter uma visão muito mais precisa da situação fiscal e de arrecadação”.

A palestra está disponível no canal da PGE/SC no YouTube e pode ser assistida aqui.

(Colaboração: Mateus Spiess).


______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430