Centro de Estudos

Centro de Estudos

As crescentes demandas da sociedade frente ao poder público têm exigido a qualificação irrestrita dos servidores, além de ser papel do Estado modernizar a máquina pública em atendimento ao Princípio da Eficiência.

O Centro de Estudos (Cest), órgão de assessoramento superior na estrutura organizacional da PGE, a partir de dezembro de 2017, assume a função de “facilitador” na promoção do aperfeiçoamento funcional dos servidores para que tenha condições de desenvolver competências e habilidades técnicas para atuar como agente de mudança da organização pública.

O Cest oferece cursos, seminários, encontros e outras modalidades de eventos de capacitação voltadas às áreas meio e fim, oferecendo, por meio de convênios, cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu com diferentes instituições de ensino nacionais e internacionais, assim como também viabiliza a participação de servidores em eventos promovidos por outros órgãos ou instituições.

Todas as ações de capacitação utilizam recursos do Fundo Especial de Estudos Jurídicos e de Reaparelhamento (Funjure), criado pela Lei Complementar 56, de 29 de junho de 1992, que tem por destinação, entre outras, nos termos do art. 1º, inciso III, IV e V, o aperfeiçoamento da capacitação profissional dos Procuradores do Estado e a promoção do aperfeiçoamento técnico e administrativo do pessoal do Quadro da Procuradoria-Geral do Estado.

Ao mesmo tempo, edita a Revista da PGE, boletins, manuais e outras formas de publicação, além de realizar o curso de adaptação à carreira de Procurador do Estado para os novos integrantes.

A Biblioteca também é parte integrante do Cest, que auxilia, entre outras questões, os procuradores e servidores nas pesquisas às bases de dados e acervo bibliográfico.

Procuradora-chefe: Fabiana Guardini Nogueira
Coordenadora: Claudia Regina Castellano Losso
E-mail: cest@pge.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-7716/3664-5942