Santa Catarina tem dois novos procuradores de Estado

Rafaela Stochiero e Tárcio de Melo foram aprovados no último concurso para a carreira. Nomeação preenche vagas abertas após aposentadorias

Mais dois aprovados no último concurso para a carreira de procurador do Estado tomaram posse em Santa Catarina. Rafaela Figueiredo Andrade Stochiero e Tárcio Aurélio Monteiro de Melo participaram da solenidade, realizada com todos os cuidados sanitários na manhã desta terça-feira (8) na sede da Procuradoria-Geral do Estado, e agora iniciam o curso de adaptação à carreira para começarem as atividades.

Os novos procuradores do Estado foram chamados para suprir a demanda aberta com a aposentadoria recente de outros colegas. Após conhecerem as rotinas de trabalho da PGE/SC, eles iniciarão suas atividades nas Regionais da Procuradoria, no interior de Santa Catarina.

O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, que participou da solenidade de posse, desejou sucesso aos recém nomeados e destacou a importância de estar engajado com a construção de um legado na instituição. “A função de procurador do Estado nos permite contribuir efetivamente para que as políticas públicas sejam prestadas com segurança jurídica. Tenhamos em mente a missão de ajudar a entregar esses resultados para a população da melhor maneira possível”, disse.

Novos procuradores entram em vagas abertas após aposentadoria recente de outros colegas – Foto: Mariana Hendler/Ascom/PGE

Além do chefe da Procuradoria, prestigiaram a posse o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos Sérgio Laguna Pereira; o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos Ederson Pires; a procuradora-chefe da Consultoria Jurídica Aline Cleusa de Souza; a procuradora-chefe do Centro de Estudos (Cest) Elenise Magnus Hendler; o procurador-chefe da Procuradoria Fiscal (Profis) Marcelo Mendes; o procurador-chefe da Procuradoria do Contencioso (Procont) Diogo Marcel Reuter Braun; e o procurador do Estado Rodrigo Roth Castellano, que representou a Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina (Aproesc).

Curso de Adaptação à Carreira

Antes de iniciarem efetivamente os trabalhos, os procuradores empossados nesta terça-feira participarão do Curso de Adaptação à Carreira ao longo dos próximos dois dias. Organizada pelo Centro de Estudos, a atividade é fundamental para a integração dos aprovados com a instituição e é uma das formas de conhecer detalhes da PGE/SC e do governo catarinense.

Conheça os novos procuradores

Rafaela Figueiredo Andrade Stochiero é natural de Brasília (DF) e tem 28 anos. Graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), está concluindo a pós-graduação em Advocacia Pública pela UniRios em parceria com o Instituto de Aperfeiçoamento Jurídico e Fiscal (Iajuf). Atuou como analista judiciário no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e na Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) como assessora do gabinete da procuradora-geral.

Durante a posse, a nova procuradora do Estado disse estar “feliz e honrada por poder fazer parte de uma instituição tão séria e combativa” e afirmou desejar “servir a sociedade catarinense em prol do interesse público, legitimando as escolhas democráticas”.

Tárcio Aurélio Monteiro de Melo é natural de Recife (PE), tem 26 anos e é graduado em Direito pela Universidade Federal do Recife (UFPE). Começou a carreira como técnico judiciário na Justiça Federal aos 18 anos, e já cumpriu com a função de assessor de juiz federal em vara cível. Na posse, o novo procurador do Estado destacou o apoio que recebeu do pai, também funcionário público, como incentivo para a carreira na advocacia pública.

“Estou muito feliz e agradeço a Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina por estar concretizando meu sonho profissional de ingressar nesta carreira e poder representar os interesses catarinenses. O desafio é grande, mas estou pronto para dar o meu melhor”, diz.

(Colaboração Mariana dos Santos)

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Procuradoria-Geral do Estado