Servidora da PGE recebe homenagem do Governo do Estado

A servidora da Procuradoria Geral do Estado (PGE) Lourdes Maria Franzmann Scharf recebeu, nesta segunda-feira (24/10), a "Medalha Alice Guilhon Gonzaga Petrelli", em reconhecimento pela dedicação e competência na função de servidora pública estadual.
A Medalha de Mérito Funcional é destinada a homenagear os servidores públicos “cujas ações meritórias tenham ultrapassado a atuação de seus deveres funcionais”.

No evento, realizado no Teatro Pedro Ivo, na Capital, Lourdes Scharf, lotada na Procuradoria Regional de Blumenau, foi agraciado junto com outros 63 servidores estaduais das secretarias setoriais, regionais, autarquias e fundações. A escolha da representante da PGE foi feita pelo voto dos servidores da Procuradoria, em 22 de setembro. Nas 12 edições da entrega da medalha, esta é a primeira vez que é eleita uma servidora que trabalha numa Procuradoria Regional.

A medalha oferecida pelo governo do Estado homenageia Alice Petrelli (1899-1990), a primeira mulher admitida através de concurso no serviço público de Santa Catarina. A honraria é concedida anualmente como parte das homenagens pelo Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Natural de Joaçaba, Lourdes Scharf entrou no serviço público estadual em 1982, no então Departamento de Estradas e Rodagens. Com passagem pela Secretaria da Fazenda, começou a trabalhar na PGE, em Blumenau, em 1999.
Após receber a medalha do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, ela disse que a escolha por parte dos colegas a surpreendeu, porém, credita o reconhecimento ao fato de ‘adorar’ o seu trabalho. “Eu amo o que faço e, por isso, não me custa tratar bem todas as pessoas que fazem parte do meu cotidiano, tanto os meus colegas, quanto a população que atendo diariamente”, explica Lourdes, que é formada em Ciências Biológicas, pela Universidade de Blumenau (Furb).

O corregedor-geral da PGE, Ricardo de Araújo Gama, representou o procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, na solenidade que reuniu cerca de 750 pessoas. Segundo Gama, Lourdes é merecedora da homenagem por sempre se destacar nos encontros regionais da PGE, com sugestões e demonstrando comprometimento. “Toda a Regional de Blumenau está sendo reconhecida neste momento”, disse, acrescentando que a PGE está de parabéns por ter escolhido Lourdes para receber a "Medalha Alice Guilhon Gonzaga Petrelli".

Informações adicionais: jornalista Billy Culleton (48 – 9968-3091) ou billy@pge.sc.gov.br