Durante Encontro de Procuradores, PGE/SC lança projeto de comemoração dos 40 anos de atuação

Evento ocorreu nesta segunda-feira (28), dia do procurador do Estado e aniversário do órgão

O dia do procurador do Estado e aniversário de 39 anos da PGE/SC foi celebrado com a primeira edição de 2021 do Encontro de Procuradores nesta segunda-feira (28). Durante o evento, realizado de forma totalmente virtual, a direção da instituição celebrou a atuação do órgão, destacou vitórias em ações relevantes em prol dos interesses de Santa Catarina e lançou o projeto PGE Rumo aos 40 anos. A iniciativa quer resgatar e registrar a história de quatro décadas do órgão, bem como propor atividades a serem realizadas ao longo do próximo ano.

Durante a abertura, o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, salientou a relevância da atuação dos procuradores. “Cada um tem atuado de maneira relevante para Santa Catarina, o que nos garantiu vitórias expressivas em favor do Estado e dos catarinenses”, disse. Para o chefe da Procuradoria, “o momento é de recordar o passado e, no presente, pensar o futuro”.

– A PGE/SC é o escritório de advocacia pública do século XXI. A busca pela prevenção de litígios e pelo êxito processual é o nosso norte. Neste momento em que nos preparamos para celebrar quatro décadas de história, estamos focados em contribuir para o legado de sucesso desta casa – diz o procurador-geral do Estado.

Evento foi realizado totalmente de forma remota, para garantir a segurança sanitária contra o novo coronavírus – Imagem: reprodução/Ascom

O trabalho dos procuradores em todas as instâncias judiciais, dentro e fora de Santa Catarina, e a defesa do Estado em questões relacionadas à pandemia do novo coronavírus foram destacados pelo procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Sérgio Laguna Pereira. Ele lembrou como os membros do órgão têm representado esta unidade da federação no Supremo Tribunal Federal (STF) de maneira responsável – como na ADPF 357, julgada pela Corte na última semana, em que a sustentação oral dos 19 Estados amici curiae foi feita pelo procurador do Estado Weber Luiz de Oliveira.

Além disso, o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Ederson Pires observou as mudanças em andamento na Procuradoria no âmbito tecnológico. Investimentos em ferramentas de pesquisa jurídica e equipamentos vão permitir a otimização do trabalho desenvolvido pelos procuradores.

PGE Rumo aos 40 anos

Durante o período da manhã, os participantes do evento puderam conhecer ainda o projeto criado para perenizar o legado da Procuradoria e celebrar vitórias históricas do órgão. O PGE Rumo aos 40 anos foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, será desenvolvido por vários setores da Procuradoria e coordenado pelo Centro de Estudos (Cest) e pelo gabinete.

“Trata-se de um projeto construído a muitas mãos que está alicerçado em três pilares: o resgate da nossa história; a disseminação de conhecimento; e a prevenção e resolução de conflitos. Vamos conversar com as pessoas que fizeram e fazem a PGE para produzir registros e organizar esse conteúdo, disponibilizando-o não somente para o público interno, mas também para toda a sociedade catarinense” – explica a procuradora-chefe do Cest Elenise Magnus Hendler.

O Encontro de Procuradores teve ainda reuniões de trabalho que ocorreram ao longo da tarde, também de modo remoto.

______

Informações adicionais para a imprensa:

Felipe Reis

Assessoria de Comunicação

Procuradoria-Geral do Estado

comunicacao@pge.sc.gov.br

(48) 3664-7650 / 3664-7834 / 98843-2430